Por: Marilda Borges Lima Cabral
Nos dias atuais vivemos um grande avanço da tecnologia e, em especial,
das Tecnologias da Informação e Comunicação. A educação também tem sofrido a
influência que as TIC’s exercem sobre a sociedade. Várias ferramentas são
apontadas por colaborar no processo de ensino aprendizagem, como: TV, aparelho
de DVD, computador, dastashow, máquina fotográfica, tablet, celulares, lousa
digital, dentre outros.
Pretendo neste artigo, refletir sobre o papel da lousa digital na
educação, trazendo em seu bojo, algumas experiências vivenciadas na EMEF
“Juscelino Kubstichek de Oliveira” (JKO), localizado no Bairro Maria Ortiz,
município de Vitória, local onde trabalho no turno vespertino. Vale ressaltar
que este artigo é individual, porém resultado de um trabalho em grupo, do curso
de pós graduação em “Informática na Educação”, IFES – ES, tendo como
componentes os colegas Ana Cláudia Lourenço, Graciele Valoto e Octávio Valfré. Assim, as referências, as citações e alguns comentários são comuns ao grupo.
A Lousa
digital é um recurso que promove a interatividade entre professores e alunos através da utilização
de uma projeção do computador para a própria lousa. É uma ferramenta de apresentação constituída de:
1º
) COMPUTADOR. Precisa ter um software específico para lousa e drivers da Lousa
Digital, sendo esse último essencial para que o computador reconheça a lousa
Digital e suas funções.
2º) PROJETOR É ele que irá exibir as informações e recursos do Computador na
Lousa Digital;
3º) LOUSA DIGITAL Através dela o usuário poderá acessar as informações contidas
no computador com um simples toque em sua tela.
Figura 01:
Imagem dos componentes de uma Lousa Digital
Fonte: http://professordigital.files.wordpress.com/2012/07/funclousadigital.jpg
Então, a lousa funciona como uma tela de computador sendo
sensível ao toque, onde o dedo da criança pode se transformar em mouse,
promovendo uma grande interatividade. Na
verdade, toda a parte operacional acontece no computador, com o diferencial do
educando poder participar ativamente na produção do conhecimento diretamente na
superfície da lousa, podendo usar o dedo ou canetas especial da lousa, para
fazer as interferências, salvar as alterações, dentre outras tarefas.
Vale ressaltar que na atualidade, uma grande maioria dos
alunos possui suas mini lousas, pois a cultura dos smartphones está disseminada
no meio da “garotada”. E o que é uma tela de smartphones senão uma lousa em
miniatura? Assim, a paixão pela descoberta nestes aparelhos acaba sendo levadas
para as “telonas” das lousas digitais. Um diferencial que tenho percebido no
Laboratório de Informática Educacional (LIED) na EMEF “JKO”, que possui lousa
digital, é que os alunos, que já tem o contato
com telas full touch, não tem medo de ousar, de tocar, de
criar, de descobrir. Eles pedem para tocar, transferindo os conhecimentos do
celular para a lousa. O interessante é que as perguntas que fazem são similares
às perguntas direcionadas ao smartphone. Como nos afirma DUARTE; OLIVEIRA (2013), “A lousa digital incorpora os recursos que o computador
oferece, mas com o diferencial de permitir a
interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do
conhecimento”.
A Lousa Digital Interativa é apresentada por Nakashima,
Barros e Amaral (2009) como um recurso de mediação entre as atividades
propostas pelo professor e a compreensão e assimilação das mesmas pelos alunos,
auxiliando no desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino e de
aprendizagem. Essas atividades elaboradas na lousa digital são mais flexíveis,
possibilitam atualização constante das informações, além de possibilitarem o
uso de softwares de simulação. “Dessa forma, o conteúdo desenvolvido em uma
aula pode ser salvo pelo professor, transformando-o em um arquivo que poderá
ser utilizado novamente em outra aula.” (NAKASHIMA, 2008).
Figura
02: Foto de um modelo existente de Lousa Digital Interativa.
Fonte:
http://thinkboxtg.com/portfolio/smart-technology-deployment/
A
lousa pode ser utilizada de várias formas, dependendo principalmente dos
recursos do software que acompanham a mesma. Os professores podem preparar a
sua aula para utilizar os recursos comuns do computador, como arquivos em impress,
produção de texto colaborativo no writer, para mostrar vídeos, acessar
conteúdos on-line e gravar as aulas que estão sendo
dadas, além de possibilitar ao professor escrever e desenhar, como em uma aula
normal. Durante a aula pode navegar na internet, buscar atividades interativas,
contando com a participação direta dos alunos. Outra atividade interessante que
pode ser feita é a construção e alimentação de blogs da turma de forma
coletiva. A lousa é um recurso coletivo e possibilita a interação, reforçando e enriquecendo o currículo nas diversas disciplinas e conteúdos.
Contudo, vale ressaltar a importância da formação do
professor para o desenvolvimento dessas atividades, para que um instrumento tão
importante não passe a ser subutilizado. Os professores precisam conhecer o
potencial dessas ferramentas para poder empregar na construção de uma
aprendizagem significativa. Mais este é um assunto que necessita de um artigo
específico para tratar dele.
São algumas das
atividades que temos desenvolvido no LIED na EMEF “JKO”, através do uso do recurso
Lousa Digital:
·
Exploração de softwares próprios para a
faixa etária, tanto os disponíveis na lousa digital como todos os outros usados
no computador ou na Internet;
·
Reprodução de clipes e vídeos, de
acordo com objetivos educacionais;
·
Uso de sites interessantes referentes
às temáticas trabalhadas com a turma, de forma que o professor possa
exemplificar suas explicações ou consultar detalhes mencionados pelos alunos;
·
Construção de textos coletivos, com a participação
direta dos alunos, utilizando o teclado virtual;
·
Explicações de softwares para
desenvolvimento de projetos educacionais;
·
Análise de mapas do bairro ou da cidade
através do Google Maps ou do Google Earth;
·
Apresentação de trabalhos feitos pelos próprios
alunos, explorando o conteúdo, oralidade, uso da ferramenta;
·
Explicação de conteúdos através de arquivos
desenvolvidos pelos professores;
·
Jogos Interativos para lousa digital.
Existem infinitas possibilidades e vantagens de se utilizar a Lousa
Digital e é evidente a necessidade de conhecer as novas tecnologias,
principalmente voltados para uma educação significativa. Seu uso irá variar de acordo
com a necessidade dos alunos e da aula
preparada, porém, sem dúvida, este recurso é indispensável para a
interatividade com os alunos nesta era tão digital.
Leia também os artigos produzidos por meus colegas de grupo, contribuindo para ampliar o conhecimento em torno do tema:
http://gvalotopie.blogspot. com.br/p/lousa-digital_21.html
Em breve estarei postando o arquivo criado pelo grupo como parte da avaliação da disciplina Introdução a Organização de Computadores.
Em breve estarei postando o arquivo criado pelo grupo como parte da avaliação da disciplina Introdução a Organização de Computadores.
REFERÊNCIAS
DUARTE, Aline Fernanda Firmino. OLIVEIRA, Carlos Alexandre Rodrigues. Do
quadro negro a Lousa Digital: Possibilidades Interativas sobre as telas.
In: Artefactum – Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia .
Ano V, n 1, 2013.
NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Sistematização de indicadores
didático-pedagógicos da Linguagem interativa da lousa digital. Disponível
em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/521_204.pdf>
(2008). Acesso em 15 abr 2014.
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