segunda-feira, 21 de abril de 2014

LOUSA DIGITAL E SEU USO PEDAGÓGICO


Por: Marilda Borges Lima Cabral

Nos dias atuais vivemos um grande avanço da tecnologia e, em especial, das Tecnologias da Informação e Comunicação. A educação também tem sofrido a influência que as TIC’s exercem sobre a sociedade. Várias ferramentas são apontadas por colaborar no processo de ensino aprendizagem, como: TV, aparelho de DVD, computador, dastashow, máquina fotográfica, tablet, celulares, lousa digital, dentre outros.

Pretendo neste artigo, refletir sobre o papel da lousa digital na educação, trazendo em seu bojo, algumas experiências vivenciadas na EMEF “Juscelino Kubstichek de Oliveira” (JKO), localizado no Bairro Maria Ortiz, município de Vitória, local onde trabalho no turno vespertino. Vale ressaltar que este artigo é individual, porém resultado de um trabalho em grupo, do curso de pós graduação em “Informática na Educação”, IFES – ES, tendo como componentes os colegas Ana Cláudia Lourenço, Graciele Valoto e Octávio Valfré. Assim, as referências, as citações e alguns comentários são comuns ao grupo.

A Lousa digital é um recurso que promove a interatividade entre professores e alunos através da utilização de uma projeção do computador para a própria lousa. É uma ferramenta de apresentação constituída de:
1º ) COMPUTADOR. Precisa ter um software específico para lousa e drivers da Lousa Digital, sendo esse último essencial para que o computador reconheça a lousa Digital e suas funções.
2º) PROJETOR ­ É ele que irá exibir as informações e recursos do Computador na Lousa Digital;
3º) LOUSA DIGITAL ­ Através dela o usuário poderá acessar as informações contidas no computador com um simples toque em sua tela.


Figura 01: Imagem dos componentes de uma Lousa Digital
Fonte: http://professordigital.files.wordpress.com/2012/07/funclousadigital.jpg

Então, a lousa funciona como uma tela de computador sendo sensível ao toque, onde o dedo da criança pode se transformar em mouse, promovendo uma grande interatividade. Na verdade, toda a parte operacional acontece no computador, com o diferencial do educando poder participar ativamente na produção do conhecimento diretamente na superfície da lousa, podendo usar o dedo ou canetas especial da lousa, para fazer as interferências, salvar as alterações, dentre outras tarefas.

Vale ressaltar que na atualidade, uma grande maioria dos alunos possui suas mini lousas, pois a cultura dos smartphones está disseminada no meio da “garotada”. E o que é uma tela de smartphones senão uma lousa em miniatura? Assim, a paixão pela descoberta nestes aparelhos acaba sendo levadas para as “telonas” das lousas digitais. Um diferencial que tenho percebido no Laboratório de Informática Educacional (LIED) na EMEF “JKO”, que possui lousa digital, é que os alunos, que já tem o contato com telas full touch, não tem medo de ousar, de tocar, de criar, de descobrir. Eles pedem para tocar, transferindo os conhecimentos do celular para a lousa. O interessante é que as perguntas que fazem são similares às perguntas direcionadas ao smartphone. Como nos afirma DUARTE; OLIVEIRA (2013), “A lousa digital incorpora os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento”.

A Lousa Digital Interativa é apresentada por Nakashima, Barros e Amaral (2009) como um recurso de mediação entre as atividades propostas pelo professor e a compreensão e assimilação das mesmas pelos alunos, auxiliando no desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem. Essas atividades elaboradas na lousa digital são mais flexíveis, possibilitam atualização constante das informações, além de possibilitarem o uso de softwares de simulação. “Dessa forma, o conteúdo desenvolvido em uma aula pode ser salvo pelo professor, transformando-o em um arquivo que poderá ser utilizado novamente em outra aula.” (NAKASHIMA, 2008).



Figura 02: Foto de um modelo existente de Lousa Digital Interativa.
Fonte: http://thinkboxtg.com/portfolio/smart-technology-deployment/

A lousa pode ser utilizada de várias formas, dependendo principalmente dos recursos do software que acompanham a mesma. Os professores podem preparar a sua aula para utilizar os recursos comuns do computador, como arquivos em impress, produção de texto colaborativo no writer, para mostrar vídeos, acessar conteúdos on-line e gravar as aulas que estão sendo dadas, além de possibilitar ao professor escrever e desenhar, como em uma aula normal. Durante a aula pode navegar na internet, buscar atividades interativas, contando com a participação direta dos alunos. Outra atividade interessante que pode ser feita é a construção e alimentação de blogs da turma de forma coletiva. A lousa é um recurso coletivo e possibilita a interação, reforçando e enriquecendo o currículo nas diversas disciplinas e conteúdos.

Contudo, vale ressaltar a importância da formação do professor para o desenvolvimento dessas atividades, para que um instrumento tão importante não passe a ser subutilizado. Os professores precisam conhecer o potencial dessas ferramentas para poder empregar na construção de uma aprendizagem significativa. Mais este é um assunto que necessita de um artigo específico para tratar dele.

São algumas das atividades que temos desenvolvido no LIED na EMEF “JKO”, através do uso do recurso Lousa Digital:
·                     Exploração de softwares próprios para a faixa etária, tanto os disponíveis na lousa digital como todos os outros usados no computador ou na Internet;
·                     Reprodução de clipes e vídeos, de acordo com objetivos educacionais;
·                     Uso de sites interessantes referentes às temáticas trabalhadas com a turma, de forma que o professor possa exemplificar suas explicações ou consultar detalhes mencionados pelos alunos;
·                     Construção de textos coletivos, com a participação direta dos alunos, utilizando o teclado virtual;
·                     Explicações de softwares para desenvolvimento de projetos educacionais;
·                     Análise de mapas do bairro ou da cidade através do Google Maps ou do Google Earth;
·                     Apresentação de trabalhos feitos pelos próprios alunos, explorando o conteúdo, oralidade, uso da ferramenta;
·                     Explicação de conteúdos através de arquivos desenvolvidos pelos professores;
·                     Jogos Interativos para lousa digital.

Existem infinitas possibilidades e vantagens de se utilizar a Lousa Digital e é evidente a necessidade de conhecer as novas tecnologias, principalmente voltados para uma educação significativa.  Seu uso irá variar de acordo com a necessidade dos alunos e da aula preparada, porém, sem dúvida, este recurso é indispensável para a interatividade com os alunos nesta era tão digital.

Leia também os artigos produzidos por meus colegas de grupo, contribuindo para ampliar o conhecimento em torno do tema:
http://gvalotopie.blogspot.com.br/p/lousa-digital_21.html 


Em breve estarei postando o arquivo criado pelo grupo como parte da avaliação da disciplina Introdução a Organização de Computadores.

REFERÊNCIAS

DUARTE, Aline Fernanda Firmino. OLIVEIRA, Carlos Alexandre Rodrigues. Do quadro negro a Lousa Digital: Possibilidades Interativas sobre as telas. In: Artefactum – Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia . Ano V, n 1, 2013.

NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Sistematização de indicadores didático-pedagógicos da Linguagem interativa da lousa digital. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/521_204.pdf> (2008). Acesso em 15 abr 2014.


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